Cuidados para evitar a queda capilar
Por Dr. Rubem Miranda – Dermatologista Tricologista
Nesse post, queremos ensinar dicas básicas para cuidar e evitar a queda capilar. O primeiro passo é entender que seu cabelo precisa de cuidados diários. É importante saber cuidar e evitar todo tipo de agressão que causam danos ao couro cabeludo e fios. Em casos genéticos de calvície, são necessários cuidados específicos, que devem ser consultados pelo médico.
1 – CUIDE DA SAUDE DO COURO CABELUDO E DOS FIOS.
Quando o assunto é queda capilar, o primeiro cuidado que se deve pensar, é com o couro cabeludo. Excesso de caspa ou couro cabeludo escamoso aumenta a queda. Use shampoos de boa qualidade, que além de limpar o cabelo, também protegem o couro cabeludo.
Massagear o couro cabeludo também ajuda a evitar a queda de cabelo, faça-o com óleos quentes pelo menos uma vez por semana. Massageie o couro cabeludo e todo o cabelo e deixe repousar durante a noite, de modo que o óleo possa ajudar a restaurar a humidade dos seus cabelos, reabastecer as raizes e fornecer-lhe alimento suficiente.
Existem também muitas máscaras para a saúde dos fios no mercado. É um dos produtos mais úteis e com custo benefício existentes. Use uma própria para o seu tipo de cabelo!
2 – CUIDADO COM A LAVAGEM E ENXAGUE DOS CABELOS.
É bom manter o hábito de lavar os cabelos pelo menos a cada três dias com um shampoo suave para remover toda a sujeira e poluição acumulada. Esse processo é importante para evitar queda devido à sujeira no couro cabeludo. Portanto, não se deve abusar nas lavagens, podendo gerar efeito contrário e além de retirar toda a sujeira, retirar também os óleos naturais, causando danos. Se o seu cabelo necessita de lavagens diárias, use um produto adaptado para isso.
Após a lavagem, enxague bem e retire o excesso de água delicadamente. Esfregar o cabelo vigorosamente sobre a toalha pode levar a quebra dos fios e torna-los mais frágeis.
Outra dica importante é evitar temperatura alta da água na hora da lavagem. A água quente abre os poros, tornando os seus folículos frágeis e levando assim, á queda.
3 – CUIDADOS PÓS LAVAGEM
É necessário cuidado com excesso de calor ou uso exagerado do secador. O calor excessivo pode enfraquecer as proteínas do cabelo, tornando-o mais frágil e quebradiço.
Tenha cuidado também com penteados que fazem uso de elásticos, clips de borracha ou rabo de cavalo apertado, pois tudo isto pode causar alopecia por tracção e levar a perda de cabelo.
4 – QUÍMICAS EM GERAL, NÃO SÃO UMA BOA OPÇÃO.
Tanto em coloração, como em alisamentos químicos com frequência podem causar danos, pois retira do cabelo as suas proteínas e nutrientes. O ideal é cuidar da saúde dos cabelos e mantê-los hidratados com os nutrientes longe das químicas. Porém, se não é possível fugir das químicas, é necessário buscar alternativas que agridam menos. Busque proteger e fortalecer o cabelo antes da química para prepara-lo e continue os cuidados após a química com produtos destinados a esses cuidados. Existem também produtos naturais para coloração e alisamento que podem ser optados.
5 – CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E CONSUMA AS VITAMINAS NECESSÁRIAS.
É possível ter uma boa dieta que fortalece os seus fios com ingestão de proteínas, vitamina C e ferro.
O seu cabelo é feito de proteínas, Por isso é necessário adicionar uma quantidade adequada na dieta. Inclua alimentos como carne e lácteos que são ricos em proteínas.
A vitamina C é um forte aliado para manter os cabelos fortes, brilhosos e saudáveis. Inclua alimentos como laranja e limão diariamente que são ricos em vitamina C.
Garanta também o ferro na dieta. O ferro no organismo ajuda a maximizar o crescimento capilar e evita a queda de cabelo. Inclua por exemplo vegetais verde escuro que são fontes de ferro.
6 – MANTENHA-SE HIDRATADO/A E EVITE FUMAR.
Um quarto do cabelo é composto por água, portanto, para ter um cabelo saudável, é necessário consumir uma quantidade suficiente da água diariamente. Beber água ajuda no crescimento do cabelo e o mantém hidratado.
Outra dica importante é evitar o cigarro. Um cigarro por dia pode reduzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o que pode causar a redução do crescimento do cabelo.
7 – EVITE O STRESS.
Por último e não menos importante, evite o stress. Este é considerado o maior culpado por várias problemas de saúde, incluindo a queda de cabelo. Se você se sente estressado, combata fazendo algo que gosta, separando um tempo para descanso e silencio ou fazendo yoga e meditação.
Leia também:
- Combatendo as Estrias.
- Você Sabe Quais São Os Tratamentos Estéticos Liberados Durante A Gravidez?
- Conheça os benefícios da Drenagem Linfática para a perda de peso.
- Ultraformer III – Ultrassom Micro Ou Macro Focado Para Contorno Facial E Tratamento De Flacidez.
- Botox: Quando E Como Usar?
- Benefícios do laser no rejuvenescimento facial.
- 10 dicas para uma pele bonita e saudável.
- Flacidez tem solução?
- Cuidados para evitar a queda capilar.